top of page

Stella Infinita

"Estrela não briga com outra estrela"

Márcia Seabra

gardner-flying-monkey.jpg
Ofício de papel abstrato
tumblr_n014aqmV4F1t8ypr4o1_500.jpg
tumblr_mcmzlo6HMO1qf213eo1_500.jpg
tumblr_lc62sqL9Zx1qf213eo1_1280.jpg

Wicca Gardneriana

A Wicca Gardneriana é a tradição mais antiga e a mãe de todos os caminhos Wiccanianos subsequentes. Seu sistema de rituais e conceitos teológicos têm sido transmitidos de pessoa para pessoa em uma linha iniciática direta e ininterrupta até Gerald Gardner, o considerando pai da Tradição. Gardner chamou a atenção pública para a Wicca logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e veio a público com seu Coven na sequência da revogação das Leis da Inglaterra contra a Bruxaria, no início dos anos 50.

 

Nascido em 1884, Gardner foi um funcionário público civil e antropólogo autodidata. Após ter vivido boa parte de sua vida no Oriente Médio, se aposentou perto do New Forest, na Inglaterra e lá ele se envolveu com o Primeiro Teatro Rosacruz. Por intermédio de algumas pessoas que ali conheceu, foi apresentado ao que ele nomeou de Coven de New Forest, que acabaria por iniciá-lo como um Bruxo no ano de 1939.

 

Gardner sentiu que a Wicca estava correndo o risco de ser extinta e, por isso, em 1949, publicou seu primeiro livro sobre Bruxaria (como ficção), intitulado “Com o Auxílio da Alta Magia”. Este livro continha de forma romanceada muitos dos rituais que ele tinha aprendido no Coven de New Forest. Quando as leis que consideravam a Bruxaria um crime foram revogadas em 1951, Gardner publicou o livro “A Bruxaria Hoje”.

 

Em 1952, Gardner conheceu Doreen Valiente que se tornou sua Alta Sacerdotisa e depois re-escreveu parte do “Livro das Sombras” e as duas versões de “A Carga da Deusa”. Em seguida, ele se envolveu com o Museu de Magia e Bruxaria na Ilha de Man. Em 1959 Gardner lançou o livro “O Significado da Bruxaria” e de lá para cá seu legado não parou de crescer.

 

Há uma boa dose de debate dentro da comunidade Wiccaniana sobre se a Tradição Gardneriana é a única “verdadeira”. Apesar de ninguém poder ou hoje querer afirmar isso, o que é certo é que seguramente foi a primeira e é a mais antiga dentre todas as outras Tradições da Wicca.

 

Covens Gardnerianos demandam uma iniciação formal dentro de um grupo que reconhecidamente pertença à Tradição e com uma comprovada linhagem ininterrupta até Gardner, e trabalham em um sistema de graus iniciáticos. Grande parte da informação iniciática é secreta, o que significa que os ensinamentos internos nunca podem ser compartilhados com aqueles que são de fora da Tradição.

Gardner formou uma série de Covens em toda a Inglaterra antes de sua morte em 1964, legando assim a Wicca Gardneriana para todo o mundo, e depois de todos esses anos, ainda permanece florescendo ativamente.

COVEN STELLA INFINITA

Sendo a Tradição Gardneriana matriarcal e matrilinear, celebramos a Deusa Mãe e seu consorte, o Deus Cornífero. O Reino da Deusa engloba a vida e o mundo ao nosso redor e domínio do Deus se relaciona com a morte e o

submundo.

 

Nossa prática está na afirmação do valor à vida, na inevitabilidade da morte e na promessa da reencarnação depois que esta vida terminar. Observamos o ciclo interminável de nascimento, morte e renascimento ao nosso entorno através da observação da natureza.

 

Portanto, nos esforçamos para compreender e sermos capazes de nos alinhar de forma contínua aos ciclos e não temer a morte, mas sim aceitá-la como parte natural de tudo o que existe, sabendo que aquele que celebra a alegria de viver, também deve participar da tristeza do fim de um ciclo.

Assim como na Tradição, o Coven Stella Infinita usa os ciclos da natureza e sua simbologia para expressar os Mistérios. Honramos a Terra e respeitamos toda a vida sobre ela. Entendemos que somos parte do ciclo natural da vida e que aquilo que tomamos, devemos devolver em igual medida.

 

Dessa forma, celebramos os festivais da Roda do Ano e os Esbats na Lua Cheia para estarmos em sintonia com nossos ritmos internos e sermos co-criadores de nossa realidade. Desenvolvemos nossos ritos dentro de um círculo mágico devidamente lançado e obedecemos o sistema de graus, iniciação, elevação e hierarquia perante nossa Tradição.

 

Rituais mágicos de cura são usualmente realizados em nossos encontros, assim como a vivência dos ensinamentos através da encenação de mitodramas.

 

Vale ressaltar que o trabalho de um coven é participativo, ou seja, os integrantes são bruxos iniciados e não há espectadores, sendo todos importantes para seu funcionamento pleno. Também não trabalhamos com o conceito de “congregação”; uma vez que todos são sacerdotes aptos e membros do “clero”.

 

Estando nós dessa forma mais próximos do entendimento de um núcleo familiar, onde conhecemos e confiamos uns nos outros. Não é dito ao Sacerdote o que ele deve ou vai sentir, mas sim é ensinado como ele deve performar sua ritualística para que alcance os mistérios.

Ainda é importante declarar que o trabalho no Stella Infinita é totalmente autônomo, instintivo e autoral. De forma semelhante como acontece em outros Covens tradicionais, estaremos unidos pelas diretrizes da prática Gardneriana, mas teremos nossas nuances e identidade distintas. Covens não devem ser comparados e sim observados e respeitados em sua beleza e singularidade. Sendo o Stella Infinita um Coven-filha governado por sua Alta Sacerdotisa com auxílio de seu parceiro de trabalho, do Coven-Mãe (Templo da Lua) e seu conselho de Elders.

O Coven Stella Infinita se situa na zona norte do Rio de Janeiro e é liderado pela Sacerdotisa Luana Reis. É fundamental ao postulante se certificar que a identidade do Stella Infinita lhe contempla de forma específica, assim como a identidade da Tradição Gardneriana de forma abrangente.

 

A ligação com um Coven parte do princípio de identificação e confiança mútuos e esse respeito e essa reciprocidade permitem a fluidez do trabalho mágico em grupo. O buscador igualmente precisa ser uma pessoa disposta ao trabalho público em prol da comunidade e necessita a ciência que deverá participar ao menos de uma das propostas de treinamento da Bruxaria Carioca durante seu período de aproximação.

 

Caso seja um bruxo que busque iniciação dentro desse Coven, pedimos por gentileza que preencha o formulário e retornaremos marcando uma conversa para nos conhecermos.

 

Fonte do Texto sobre a Tradição Gardneriana: Copyright © 2016 by Coven Templo da Lua e por Bruxaria Carioca, 2022. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia.

Formulário de Interesse:

 

https://forms.gle/4xgbyXguQ3VLLbdr8

pintura abstrata
FINAL.jpg
WhatsApp Image 2022-05-06 at 19.20.57.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-06 at 19.20.57 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-05-06 at 19.22.06.jpeg
bottom of page