top of page
Velas do Templo

Chama de Brigit

Brigit é a Grande Deusa Celta do fogo, segundo os estudiosos sobre a etimologia de seu nome os significados variam entre “A Exaltada”, “Flecha Flamejante”. Venerada por toda a Bretanha, têm Kildare na Irlanda como sua cidade sagrada, onde havia um templo em sua honra. Brigit é a Senhora do Fogo Triplo, Senhora das fontes e Nascentes Sagradas. O Fogo Triplo é o fogo da inspiração, o fogo da lareira e o fogo da forja que expressam seus poderes e atributos.
 

● O Fogo da Inspiração: Temos Brigit como a padroeira dos Poetas, Bardos e Videntes, os artistas em geral, Ela é a Deusa das Artes, dos dons artísticos, do artesanato e da profecia. A Senhora dos Bardos, que ilumina e preenche com inspiração a mente dos poetas, os transmissores e mantenedores orais das tradições e cultura celta. Com a inspiração pela conexão divina, os poetas/bardos inspirados pelo Outro Mundo detinham o dom da profecia, da expressão sagrada através da poesia, dos contos e das canções, das artes orais e musicais. Através do Fogo da Inspiração nos tornamos um canal para qualquer coisa que Brigit queira trazer à terra, elevando-nos em uma canção que vem de um lugar profundo dentro do conhecimento da alma.

● O Fogo da Lareira: Brigit a hospitaleira, guardiã e protetora do lar e da família, a chama acolhedora que nos mantém vivos e aquecidos, fonte de calor brilhante e reconfortante que garante a purificação do nosso lar e rege a hospitalidade, o acolhimento, preservando a união e harmonia em nossas casas. O Fogo da Lareira mantém a escuridão longe de nós, abençoa a nossa casa e garante a nossa vitalidade, nos mantendo conectados com a espiritualidade representando a presença do divino em nossas vidas, tornando sagradas todas as atividades da vida cotidiana, nutrindo o nosso corpo e espírito. A Chama da Lareira direciona o nosso olhar e cuidado com os menos favorecidos, sejam eles os oprimidos, enfermos ou desabrigados.

● O Fogo da Forja: Brigit dos Guerreiros, a chama da forja nos transforma e nos fortalece, tempera nossas habilidades em excelência pessoal. A forja de Brigit nos confere seus poderes nos alinhando a todos os seus atributos, nos tornamos parte de sua centelha divina enquanto seus filhos sagrados. O forjamento dos nossos eus mais fortes. Dentro da forja arde o fogo crepitante da purificação. O que não nos serve mais é queimado, revelando o que é resplandecente e verdadeiro. A forja é onde somos testados pelo fogo, fortalecidos pela alma e desafiados a nos tornarmos mais autênticos. Na forja de Brigid, somos temperados, derretidos e fundidos novamente, integrando as partes fragmentadas de nós mesmos em algo que é inteiro e sagrado. A forja de Brigit nos transforma e nos refaz, aqui estamos curados.

● O Fogo Perpétuo em Kildare: As lendas dizem que a Deusa Brigit era adorada em Kildare, sua chama perpétua era cuidada por 19 sacerdotisas virgens em um templo em sua honra, cada uma por um dia. No vigésimo dia a própria Brigit mantinha a chama acesa. Tudo indica que de fato este templo era um santuário pagão, mas com a chegada da nova religião cristã, as mulheres santas construíram um mosteiro em seu local sagrado e a chama continuou a queimar ininterruptamente, agora cuidada por freiras em honra à Santa Brígida. Houve um tempo em que os mosteiros foram suprimidos, até que em 1993 a chama perpétua foi reacendida e queima até hoje.
A Chama Sagrada chega ao Brasil pelas mãos de Claudiney Prieto, a chama distribuída ao público no RJ foi entregue aos membros da Bruxaria Carioca pelas mãos da sacerdotisa Mariana Leal, em São Paulo.

WhatsApp Image 2022-08-16 at 12.22.18 (1).jpeg

A vela carrega a energia da chama perpétua original, e quando ascendida novamente você está se conectando energeticamente a ela em Kildare. O fogo em nossas casas e os benefícios da chama servem como uma afirmação visível de que o divino está presente em nossas vidas. A chama sagrada carrega em si todas as bênçãos dos atributos de Brigit, é a representação de sua lareira em nosso lar, um centro divino e vivo. Acenda a chama quando precisar de cura, de proteção, de transformação, purificação, inspiração, força, nutrição, vitalidade, impulso, reavivamento, sabedoria, justiça e paz.

● Brigit das Águas - Senhora dos Poços e Nascentes Sagradas: Assim como o fogo, a água também é associada aos seus poderes e habilidades. Os poços são a personificação de Brigit, a Curandeira. Ao longo das terras celtas, existem milhares de poços que foram honrados como sagrados e mágicos por milênios. Pode haver até 3.000 poços sagrados apenas na Irlanda e na Grã-Bretanha. Alguns são tradicionalmente associados a Brigit - como Kildare e Liscannor - mas aqueles que a procuram encontraram Brigit em inúmeros outros lugares onde as águas frescas brotam da terra. Poços sagrados e mágicos são aberturas entre os mundos, e em como todos os portais, Brigit está lá. Já que o fogo é a presença de Brigit, a água é o portal que nos leva a Ela, uma ponte entre nós e a Deusa. Na tradição celta é no Oeste e através das águas que acessamos o Outro Mundo, o mundo espiritual e morada dos Deuses antigos. É nos poços e nascentes que encontramos Brigit, nestes locais sagrados ela certamente atenderá aos pedidos de cura e purificação pelas águas sagradas, através delas podemos contatar a Senhora da Cura. Além das águas das nascentes que tem o poder de curar, restaurar e sustentar, a água que limpa e purifica advém da combinação mágica de fogo e água, o uso de águas termais na magia de Brigit é um ato que pode ser associado ao processo de descongelamento das neves e do gelo, através do sol que aquece a neve e derrete o gelo transformando em água novamente, esta água limpa a terra e percorre pelos rios em corrente que abastece os lagos, sendo assim a água purifica, cura e renova, lavando e levando embora tudo o que não nos serve mais, para que então a terra possa respirar novamente e florir em abundância posteriormente.

Responsáveis pela Chama na Bruxaria Carioca: Joca, Gabriel Oliveira e Gabriel Dias

Dentre nossas atividades na Mystic Fair em 2022 (a maior feira mística e esotérica da atualidade), tivemos a honra de distribuir a chama sagrada de Brigit. 
Se você deseja obter a chama sagrada, basta ficar de olho em nossas redes e acompanhar o nosso calendário de atividades. 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page